Arquivos da categoria: Todos

PHP – Aula sobre Array

Pessoal, em continuidade ao nosso conteúdo sobre PHP, fizemos o vídeo abaixo com a inicialização sobre o assunto “array”, importantíssimo no estudo de qualquer linguagem de programação. Pedimos que assistam o vídeo abaixo, para depois prosseguirmos ao assunto seguinte, sobre a sintax do array. Para já, observe esta dica:

 

Download Microsoft Project 2013 Original – Sobre

O Microsoft Project auxilia no planejamento de projetos e colaboração com membros de equipe, mantendo assim um controle organizado em um único sistema de gerenciamento. A versão 2013 conta ainda com recursos online e serviços na nuvem direto pela Microsoft.

O Microsoft Project pode ser encontrado para demonstração ou adquirido clicando aqui (você será redirecionado ao site da Microsoft).

O Aprender Eletrônica incentiva o uso de softwares livres, e como alternativa ao pago Microsoft Project, indicamos o livre OpenProject, com praticamente as mesmas funções do project da Microsoft. Conheça mais clicando aqui.

 

Download Nova versão do Elipse E3

A Elipse Software lançou a versão 4.5 do sistema E3 com um total de mais de 200 melhorias em relação à versão anterior. O Elipse E3 é um software de gestão de supervisão e controle de processos, e possibilita comunicação com uma vasta gama de equipamentos e protocolos do mercado.

O Elipse E3 versão 4.5 já é compatível com Windows 8.1, e mais informações e downloads podem ser encontradas diretamente no site do fabricante, clicando aqui.

 

 

Protocolo X10 – Comunicação pela Rede Elétrica

O protocolo X10 é uma tecnologia que permite troca de dados através de uma rede elétrica funcional. Este processo, é chamado de Power Line Communication (PLC).

Atualmente o protocolo X10 está sendo usado apenas para aplicações de ligar/desligar cargas pequenas como lâmpadas e pequenos sistemas, não sendo recomendado o seu uso em aplicações que exigem um alto nível de segurança.

Em testes, já foram atingidas velocidades de trocas de dados na ordem de 20Mbps em média, mas a qualidade de comunicação depende muito da qualidade da transmissão elétrica que chega ao local através da concessionária.

Conheça mais sobre o protocolo X10 clicando aqui.

Como Funciona o Inversor de Frequência

Um inversor de frequência é um equipamento usado em instalações industriais e prediais capaz de manipular um motor e adequá-lo às necessidades do local. Inversores (ou variadores) são muito usados para controlar a frequência para variar a rotação de um motor, com finalidades de acelerar ou diminuir a rotação, adequando assim a determinado modo de funcionamento.

Entre os principais fabricantes de inversores de frequência que comercializam seus produtos no Brasil, estão: Danfoss, ABB, Hitachi, Schneider, Siemens e WEG.

Em seus modelos de inversores, estão inclusos uma interface homem-máquina (IHM), onde o operador poderá manipular alguns dados do motor ou de entrada e saída do variador. Tais dados podem determinar a frequência máxima e mínima, modificar a curva de aceleração, verificar o consumo de corrente e de potência, modificar o sentido da rotação do motor, entre outras funções.

Como Funciona o Inversor de Frequência

Inversor Danfoss

 

 

 

 

Protocolo HART – Características

O protocolo HART de comunicação foi criado para ser um padrão na industria de comunicação de instrumentos de campo, que funcionam na ordem de 4 a 20mA. O protocolo HART possui compatibilidade com toda a instrumentação analógica e microprocessada, e trabalha na sobreposição entre os sinais analógicos e digitais no mesmo condutor sem causar interferência. Abaixo, uma relação dos principais benefícios e características do protocolo HART:

- Tecnologia com crescente lanamento de novos produtos compatíveis;

- Comunicação digital e analógica simultaneamente;

- Capaz de fornecer acompanhamento das medições dos instrumentos em tempo real através da rede;

- Sem necessidade de troca de fiação. Você poderá aproveitar a fiação dos instrumentos de 4-20mA já existentes;

Conheça mais sobre o protocolo HART clicando aqui.